O Blogueiro...

Minha foto
Ribeirão Preto, SP, Brazil
Professor de Física licenciado em física pela UNESP (Bauru) Atualmente é mestrando em ensino de física pela UFSCar. Também é baixista da banda de rock and roll GOZZ e da banda tributo ao Pink Floyd DOGS, da qual também é vocalista.

terça-feira, 26 de maio de 2009

Colhendo Sol?

Quando fui convidado a escrever este texto, de imediato me ocorreu que deveria ser sobre astronomia, uma vez que sou professor de Física e este é o Ano Internacional da Astronomia (AIA), pois, há exatos 400 anos, Galileu Galilei fazia descobertas, usando pioneiramente uma luneta para fazer observações celestes, que revolucionariam a humanidade.

Mas um problema me ocorreu: como os leitores deste texto poder-se-iam interessar por astronomia? Como os eventos e corpos celestes afetam a vida destas pessoas?

Não precisei refletir por mais de um minuto. A relação óbvia que me ocorreu foi que não há agricultura (locomotiva deste município, aliás) sem conhecimento astronômico. Aliás, difícil é dizer o que veio antes na história: astronomia ou agricultura?

Se para você a relação entre agricultura e astronomia não é óbvia, acompanhe meu raciocínio: não há prática agrícola bem sucedida sem o conhecimento das estações do ano, que foram compreendidas analisando-se o movimento do Sol no céu ao longo do ano... Pronto! O Sol é o mais óbvio elo entre astronomia e agricultura!

Foi observando as diferentes posições do nascente e do ocaso (isso mesmo, o Sol não nasce nem se põe sempre no mesmo lugar e não passa sempre pelo mesmo caminho no céu) que aprendemos a contar o período de um ano, e estas posições relacionam-se diretamente com as estações. Uma vez que o homem podia prever as estações quentes, frias, chuvosas e secas, aprendeu a melhor época para colher e plantar, e passou a fazer isto sistematicamente. Bem, plantios e colheitas sistemáticas são agricultura, certo?

Podemos também relacionar a agricultura com a física, aquela ciência exata da natureza que tanto se teme na escola. Mas como?

Já dizia Carl Sagan que a agricultura é simplesmente a colheita sistemática de luz.

Ele, um dos mais brilhantes cientistas do século 20, com esta simples idéia, mostra (não pela primeira vez, entretanto) que agricultura, astronomia e física estão intimamente ligados.

Mas o que significa colher luz? Simples. Pensemos, para exemplificar, na colheita de alimentos.

Como se dá o processo de crescimento de uma planta até o ponto que ela dê frutos? Bem. Este crescimento depende dos nutrientes do solo e abastecido por uma fonte energética infalível: o Sol, que envia parte de sua energia para a Terra na forma de Luz.

Mas na física clássica há o princípio (ou lei) da conservação da energia, que diz que a energia do universo como um todo nunca se altera, só se transforma e se locomove. Ou seja, a energia enviada pelo Sol e recebida pelas plantas não some, mas fica armazenada nelas. Toda vez que comemos um fruto, estamos ingerindo energia que estava armazenada nele. E esta energia veio de onde? Do Sol! Então, será errado dizer que colhemos luz, que nada mais é do que uma das faces da energia?

A agricultura nada mais é do que uma forma de aproveitar a energia proveniente do Sol que fica armazenada nas plantas (sejam elas alimentos ou não).

Viu só como a relação é, além de elementar, fundamental?

Para encerrar, gostaria de retomar o assunto do Ano Internacional da Astronomia.
Se você deseja saber mais sobre as revoluções proporcionadas pelas descobertas de Galileu em 1609, visite o site www.astronomia2009.org.br.

Você pode estar se perguntando: mas por que diabos eu me interessaria por astronomia? Bem, se ela se relaciona tão profundamente com a agricultura, por que ela não seria influente na sua vida como um todo?

Mário André de Sene Albuquerque.