O Blogueiro...

Minha foto
Ribeirão Preto, SP, Brazil
Professor de Física licenciado em física pela UNESP (Bauru) Atualmente é mestrando em ensino de física pela UFSCar. Também é baixista da banda de rock and roll GOZZ e da banda tributo ao Pink Floyd DOGS, da qual também é vocalista.

segunda-feira, 20 de abril de 2009

Química e Astronomia

A Química tem por objeto de estudo as substâncias, materiais e transformações por que estes passam. Não que isto defina a química completamente, mas, para o propósito desta postagem, serve.
Associar fatores químicos a estudos astronômicos é comum e extremamente útil para ambas as partes. Por exemplo: pode-se saber muito sobre as propriedades de uma estrela se conhecermos sua composição química. É claro que esta determinação seria indireta, pois não se pode coletar material estelar, mas ela pode ser feita analisando-se a luz (radiação eletromagnética visível ou não) que a estrela emite. A análise da luz decomposta é chamada espectroscopia.
Para os leigos, um dos conceitos mais importantes da química (e muito útil à astronomia) é o conceito de elemento químico.
Costumam-se categorizar átomos em elementos químicos, que são conjuntos de átomos com o mesmo número de prótons em seu núcleo. Por exemplo, diz-se que qualquer átomo que possua 8 prótons em seu núcleo pertence ao elemento oxigênio, que tem número atômico 8. Já o cálcio é o elemento com número atômico 20, assim, todo átomo de cálcio tem 20 prótons. Uma listagem completa dos elementos químicos conhecidos e organizada em ordem crescente de números atômicos é a famosa Tabela Periódica.

Um comentário:

Anônimo disse...

Oi Professor!
Passei visita no seu blog!
Não achei o estelarion.
Tchau
Renê